segunda-feira, julho 12, 2004

CRÔNICA DA ILHA VIRTUAL

CRÔNICA DA ILHA VIRTUAL

Paccelli M. Zahler

Bem que eu gostaria de ter vivido na época das grandes navegações. Provavelmente, teria me voluntariado como guarda-marinha em alguma caravela ou, quem sabe, teria sido aluno da Escola de Sagres.
Deus sabe o que faz! Não me deu caravela, deu-me um computador; não me deu mares, deu-me o ciberespaço para desbravar.
Outrora, eu levaria muitos dias, enfrentando o sol e o frio inclementes, as tempestades em alto-mar, a falta de comida e de água potável, para atracar em novas terras.
Hoje, com um clique no “mouse”, no conforto da minha casa, tomando um chocolate quentinho com pão de queijo, viajo a qualquer lugar em frações de segundo.
Foi em uma dessas viagens virtuais que descobri Portugal, aportei na Marinha Grande e entrei no Portal “Cá Estamos Nós”.
Fui recebido pelo comandante supremo daquela ilha virtual, o escritor Carlos Leite Ribeiro, e seu vice, Lourivaldo Perez Baçan.
Após algumas trocas de mensagens eletrônicas instantâneas, acabei seduzido, formando raízes e me estabelecendo.
Fico imaginando como teria sido na época do Infante Dom Henrique. Na certa, os contatos teriam demorado meses.
A ilha virtual tornou-se meu refúgio nos momentos de desânimo e de cansaço. Lá, eu encontro amigos e delicio-me com coisas belas e imagens maravilhosas expressas em verso e prosa.
O tempo passou depressa e, no dia 15 de julho do corrente ano, a ilha estará completando seis anos de fundação. Este fato, logicamente, não passou em branco.
Em maio deste ano, foi realizado o Primeiro Encontro e o lançamento da Primeira Antologia do Portal “Cá Estamos Nós”, em Fortaleza, CE.
Isso é muito interessante. A ilha é virtual, está do outro lado do Atlântico e, de repente, aporta no Brasil para encontrar-se.
Não sei dizer se tal acontecimento é reflexo da globalização ou se se trata da realização de um antigo sonho do homem – o rompimento da barreira do espaço e do tempo.
De qualquer maneira, a ilha virtual está eternizada no mar eletrônico do ciberespaço.

Nenhum comentário: